A versão da Wikipédia na Alemanha foi bloqueada devido a uma disputa judicial imposta pelo deputado Lutz Heilmann, por causa de um artigo sobre ele na enciclopédia on-line. O verbete afirmava que a imunidade dele havia sido retirada pelo Bundestag, a Câmara dos Deputados alemã. O site voltou ao ar na manhã desta segunda-feira (17).
A suposta retirada da imunidade, segundo o artigo em questão, está relacionado a ameaças feitas por SMS pelo deputado a um conhecido. Além disso, no artigo havia trechos sobre o passado de Heilmann e sua relação com serviços secretos da extinta República Democrática Alemã (RDA).
A vinculação de Heilmann com a Stasi, a polícia secreta da extinta Alemanha Oriental, era conhecida desde 2005, quando o deputado aceitou o "erro" que tinha cometido no passado e se desculpou --ele se negou a renunciar à cadeira parlamentar. A Wikipédia informa que não é responsável pelo conteúdo dos artigos.
A inclusão de informações negativas nos verbetes da Wikipédia não é exclusividade de Heilmann. O texto sobre o próprio co-fundador da enciclopédia, Jimmy Wales, contém denúncias contra ele, na versão em português. O cientista da computação Jeff Merkey acusa Wales de oferecer dinheiro para alterar verbetes de sua enciclopédia colaborativa.
0 comentários:
Postar um comentário